A Bíblia é um livro sagrado e universal, é a palavra de Deus. Porém não podemos desconsiderar seu teor histórico e filosófico de grande importância para a humanidade, tornando-o o livro mais lido do mundo, por religiosos, estudiosos, historiadores, cientistas e curiosos. O fato de ter sido escrito há mais de 2000 anos por varias pessoas em lugares e situações diferentes o tornam um livro de difícil leitura e entendimento, por isso a Bíblia requer que a estudemos, seja lá qual for o nosso objetivo, cientifico ou espiritual, é necessário o estudo da Bíblia.

O estudo da Bíblia deve ser sistemático e requer que levemos em conta o contexto em que foi escrito para que possamos entender a sua mensagem. A maioria das traduções atuais trazem no início de cada livro uma introdução que não deve ser ignorada pelo leitor, porque tem por objetivo justamente nos situar no contexto em que foi escrito, auxiliando na sua compreensão. Há varias orientações sobre como ler a Bíblia, levando em conta o que buscamos através do estudo da bíblia, mas em se tratando de crescimento espiritual a maioria nos diz para começarmos pelo evangelho segundo João, o apóstolo muito amado de Jesus, pois é o evangelho mais puro, o mais radical, o mais teológico, com uma cristologia mais desenvolvida que se preocupa em apresentar a divindade de Cristo e nos transmite os ensinamentos do filho de Deus com amor e sabedoria, mostrando que apesar de milenar, o Livro Sagrado continua atual até hoje, eis um dos mistérios da palavra de Deus.

Ninguém deveria passar pela vida sem ler, meditar e fazer um estudo da bíblia, a carta de amor que Deus dirigiu aos seus filhos, onde ele nos revela o seu plano de salvação e o caminho que cada um de nós deve trilhar, respondendo nossas dúvidas e inquietações mais cruciais. Bom estudo!

por: Sandra Maruri de Moura