A Bíblia ilustrada é quase tão antiga como a própria bíblia. Nós primórdios da história bíblica artesões faziam ilustrações sobre o pergaminho de livros manuscritos, chamadas iluminuras. As obrasdas bíblias ilustradas destinavam-se a poucos possuidores das obras copiadas, aristocratas e burgueses. Os grandes livros litúrgicos a Bíblia e os Evangelhos eram ilustrados pelos iluministas góticos em formatos manejáveis. Os copistas dedicavam-se à transcrição dos textos sobre as páginas. Ao realizar essa tarefa, deixavam espaços para que os artistas fizessem as ilustrações, os cabeçalhos, os títulos ou as letras maiúsculas com que se iniciava um texto.

Assim tem origem a bíblia ilustrada, no inicio ricamente ilustrada em trabalhos artísticos únicos e da qual pouquíssimas pessoas tinham acesso. Hoje a bíblia ilustrada é produzida em grande escala, temos bíblia ilustrada em encadernações luxuosas, bíblia ilustrada infantil, bíblia ilustrada para jovens, e até bíblia ilustrada em quadrinhos, sem falar nas bíblias ilustradas virtuais, algumas interativas e com efeitos inimagináveis.

A bíblia ilustrada tem a grande vantagem de transmitir a mensagem de forma mais suave, sensibilizando o leitor para o texto, tornando mais fácil o seu entendimento principalmente para as crianças, pois além de serem atrativas, em algumas situações a harmonia existente entre a ilustração e o texto permite, até mesmo aos que não sabem ler, uma percepção mais profunda da mensagem, captando não só o pensamento, mas a beleza.

por: Sandra Maruri de Moura