A Bíblia Eletrônica hoje é uma realidade ao alcance de milhares de pessoas que dispõe dos serviços da internet. Quando em 1457 Gutenberg imprimiu a primeira bíblia ele nunca imaginou que ela se tornaria o maior best-seller da história de toda a humanidade, traduzido para a maioria das línguas existentes. Inicialmente existiam poucos exemplares impressos, pois o processo era lento tornando-o muito caro, aos poucos o processo foi sendo aperfeiçoado e evoluindo e hoje temos a bíblia eletrônica ao alcance de muitos.

Em 1997 começaram a ser desenvolvidos os primeiros softwares da bíblia eletrônica – multimídia. Milhões foram investidos nesses projetos. Hoje as bíblias eletrônicas podem ser encontradas em diversas versões gratuitas ou não, desde versões mais simples, com textos, comentários, dicionários, fotos de lugares históricos, mapas e ilustrações, ferramentas de busca e de pesquisa e testes de conhecimentos bíblicos até versões mais sofisticadas da bíblia eletrônica com recursos multimídia, enciclopédia digitalmente animada, recursos interativos, animações desenvolvidas com realismo, passeios virtuais na Terra Santa, podendo o usuário com um simples clique no mouse navegar no tempo da história da humanidade desde a criação até os dias de hoje, fazer a conexão de conteúdos bíblicos com gráficos, referências cruzadas e muito mais.

Acho que nem os profetas daquele tempo poderiam prever que um dia as suas palavras estariam numa rede virtual. A bíblia eletrônica hoje é uma realidade, a palavra de Deus apesar de milenar é sempre nova atual e cheia de vida.

por: Sandra Maruri de Moura