A Bíblia é a coleção de livros declarados pela Igreja como escritos sob a inspiração do espírito Santo, contendo a palavra de Deus revela a vida de Deus presente na História do homem e seu projeto de salvação através de Jesus Cristo. A Bíblia Católica foi escrita em hebraico, grego e aramaico.Entre os anos 250 a 100 a.C. foi relizada na Alexandria, no Egipto a tradução do AT para o grego, essa versão é chamada de Septuaginta ou Versão dos LXX, porque teria sido realizada por 72 eruditos judeus e é a versão mais antiga do Antigo Testamento que se tem conhecimento. Essa versão foi utilizada pelos primeiros cristãos e por Jesus, sendo acolhida pela Igreja desde o seu início.

Porém os Judeus não aceitaram Jesus como o Messias prometido, e por volta do ano 100 d.C., reuniram-se ao Sul da Palestina os rabinos judeus e estabeleceram critérios que definiriam os livros que deveriam compor a sua bíblia católica. Estes critérios notadamente nacionalistas, excluíram da bíblia judaica o NT e os 7 livros do AT denominados Deuterocanônicos ( Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus).

Até a " Reforma Protestante " , o Cânon das Sagradas Escrituras entre os cristãos , era basicamente o mesmo, porém a partir daí aboliram da versão evangélica os 7 livros citados. Não obstante existirem diferenças entre as bíblias católica e protestante, o conteúdo principal é o mesmo, e é comum para todos, como a fé no Deus da vida, no Deus de Israel, na salvação por Jesus Cristo.

A Bíblia não é católica nem protestante, é palavra de Deus, e como tal deve ser guardada em nossos corações.

por: Sandra Maruri de Moura